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Por aposta elei��o
07/12/2023 04h01 Atualizado 07/ dezembro/ 2023
Jesus com Marta e Maria, ilustra��o sobre passagem b�blica. Obra de 1866, de Carl Peschel �
: DOM�NIO P�BLICO
Apesar de representarem um contingente muito significativo entre os fi�is, historicamente o papel das mulheres na Igreja Cat�lica sempre foi relegado a um segundo plano � as fun��es sacerdotais, por exemplo, s� podem
nesse pontificado, seja uma quest�o de tempo at� que elas sejam autorizadas a exercer pap�is mais importantes dentro da hierarquia religiosa.
Divulgado no fim de outubro, o documento final da assembleia ordin�ria do S�nodo dos Bispos, realizada no Vaticano ao longo do m�s passado, mais uma vez trouxe � tona a participa��o feminina dentro do Igreja.�
Dentre todos os par�grafos constantes do texto, que teve menor consenso foi justamente o que dizia que a institui��o deve considerar o diaconato feminino
restaurando "uma pr�tica da Igreja das origens".
restarestaurado "Uma pr�tica de Igreja da origem"."restauraurando ".uma pr�ticas da f� das ra�zes"
O pa�s onde h� mais sacerdotes mulheres do que homens
De acordo com as regras do S�nodo, todos os pontos do relat�rio final precisam de aprova��o da maioria dos participantes. Este teve o maior n�mero de votos contr�rios (69), frente a 277 favor�veis.
Um olhar para as comunidades dos primeiros crist�os permite entender que
oficializando-se.
Mas naquele per�odo hist�rico, quase 2 mil anos atr�s, havia uma s�rie de diverg�ncias teol�gicas, lit�rgicas e organizacionais entre os diferentes grupos de seguidores de Jesus.E a�, segundo historiadores e te�logos contempor�neos, duas vertentes do cristianismo primitivo destacam-�
E, a� e a�.Segundo historiadores, e, portanto, dois vertentes
oficializam- se.Mas nesse per�odo hist�ricos, aproximadamente 2.000 anos, h� uma esp�cie de diverg�ncia teol�gica,
sacsacerdotes.
S�o eles o marcionismo, estabelecido por Marci�o de Sinope (85-160) e o montanismo, fundado por um te�logo que viveu provavelmente da segunda metade do segundo s�culo � primeira do segunda, conhecido simplesmente como Montano.�
Religiosa da Congrega��o das Irm�s de Nossa Senhora, a freira Ivone Gebara, fil�sofa, te�loga e feminista, ressalta � aposta elei��o News Brasil que, ao olhar
cl�ssico".
O marcionismo "colocava as mulheres em condi��o de igualdade com os homens, nomeando-as diaconisas, sacerdotisas e at� bispas", pontua a cientista das religi�es Ana C�ndida Vieira Henriques, doutora pela Universidade Federal da Para�ba (UFPB), em artigo acad�mico publicado em 2023.
No texto, intitulado "Sacerd�cio Feminino: A Santa S� Frente aos Desafios Contempor�neos", ela acrescenta que essa prerrogativa se dava pela caracter�stica "paulinista radical
religioso considerado um bispo da cidade de Sinope, em prov�ncia romana localizada onde hoje � a Turquia, ele come�ouaposta elei��ocarreira com assistente na equipe do pai.
Mergulhou nos estudos daqueles ainda incipientes textos crist�os e, aos poucos, come�ou a achar que a maneira como a religi�o estava se desenvolvendo n�o seria compat�vel aos ensinamentos de Jesus. Viveu em Roma entre os anos de 142 e 143 e passou a atrair seguidores. viveu entre o anos 142, 143
uma ruptura completa com o juda�smo. Ele n�o entendia o cristianismo como uma certa continuidade, mas comouma outra ideia religiosa.
Para Marci�o, o Deus dos judeus n�o poderia ser o mesmo que oDeus dos crist�os, j� que a mensagem contida nos textos hebraicos � hoje constantes do Antigo Testamento das b�blia crist� � apresentam um ser superior raivoso e vingativo, enquanto Jesus anunciava um Deus amoroso e que sempre perdoava.C"Sua tese era que, para Marc
judaica, n�o poderia ser o mesmo Deus de Jesus. O Deus dos judeus, para ele, era um deus �tnico, sem equil�brio, que desconhecia o amor. Um deus muito ruim", contextualiza � aposta elei��o News Brasil o historiador Andr� Leonardo Chevitarese, professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e um dos autores do livro Juda�smo, Cristianismo e Helenismo � Ensaios Acerca das Intera��es Culturais no Mediterr�neo Antigo.
"Mas o Deus
compara ele.
Marci�o foi o primeiro a se preocupar em organizar um c�none dos textos crist�os. Muitos lembram disso como um embri�o do que viria a vir a ser a b�blia.Emaposta elei��ocolet�nea de escritos, contudo, ele descartou tudo o que lhe parecia contaminado pela tradi��o judaica.Assim, incluiu apenas o Evangelho de Lucas, retirando todas as men��es que lhes parecessem muito ligadas aos hebreus � ele entendia as refer�ncias aos profetas antigos e a Israel como interpola��es que tinham
posteriori no texto original.
O religioso incluiu, de modo especial emaposta elei��ocolet�nea, as cartas de Paulo. Na verdade, 10 delas, e n�o as 13 da B�blia de hoje.Na verdade,...
postposteriormentei.O marcionismo foi um grupo radicalmente Paulino, surgido por volta do ano 140. De acordo com Marci�o, Paulo havia sido o �nico dentre as grandes lideran�as do cristianismo que havia entendido a radicalidade daquilo que era o teor mais fundamental da mensagem de
professor na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e ex-presidente da Associa��o Brasileira de Pesquisa B�blica.
Este ponto � muito importante porque lan�a luz sobre o entendimento que os adeptos dessa vertente passaram a ter sobre a participa��o feminina.�
Na literatura missivista produzida por Paulo de Tarso, autor daqueles que cronologicamente s�o considerados os textos mais antigos conhecidos a respeito de Jesus, h� uma valoriza��o feminina not�vel.1Na B�blia, 13 cartas s�o atribu�das a Paulo, embora
hoje muitos pesquisadores defendem que apenas sete seriam legitimamente deaposta elei��oautoria � as demais teriam sido escritas por crist�os posteriores a ele, pois apresentam entendimentos discrepantes ao que se sabe sobre a teologia Paulina.
Uma dessas ep�stolas, a dirigida aos G�latas, Paulo diz claramente que, depois do batismo em Cristo, n�o deve haver mais divis�es, e todos devem ser tratados em igualdade, ou n�o importam as condi��es,
"N�o h� mais nem judeu nem grego, j� n�o
livre, j� n�o h� mais o homem e a mulher, pois todos v�s sois um s� em Jesus Cristo", afirma.
"Este texto patenteia isso [a igualdade entre homem, mulher] de maneira incisiva", analisa Vasconcellos."Em Paulo, n�s podemos v�-las [as mulheres] n�o s� como ricas matronas que financiavam o movimento, mas como l�deres e mission�rias proeminentes. As mulhers foram
As mulher's foram, segundo o texto,
determinantes para a extens�o do movimento aos n�o-israelitas e em geral eram sempre os primeiros gentios a se converterem", explica a antrop�loga Fab�ola Rohden, professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), emaposta elei��odisserta��o de mestrado "Feminismo no Sagrado", defendida em 1995 na UFRJ.
Assim, homens e mulheres eram tratados de forma igualit�ria, sem distin��o, pelos seguidores do marcionismo.Assim � que os seguidores de marcionistas
em igualdade de condi��es com a lideran�a masculina, que tamb�m era exercida", pontua Vasconcellos.
"Isso deve ter sido resultante desse influxo Paulino poderoso que se deu nas igrejas marcionitas."
Segundo o te�logo, para Marci�o "essa dicotomia entre homem e mulher perdiaaposta elei��oraz�o diante do que tinha sido a obra de Jesus".
�Os marcIONitas enfatizavam a feminilidade como a esfera da cria��o, enquanto a masculinidade simbolizava a transcend�ncia", explica
feminina era um dos pontos considerados her�ticos dentro da mensagem marcionita.
"O papel das mulheres, e elas tinham um protagonismo ali dentro, isso tudo vai gerando suspei��o", argumenta ele."Era um momento de tentativa de dialogar com o imp�rio romano enquanto movimentos de Jesus sem Jesus, as hierarquias e as falocracias eram as normas. Como tratar um cara que apesar de ser competente coloca as mulheres em pap�is elevados?"
Para Vasconcellos, "a proclama��o
comunidades crist�s da �poca um verdadeiro terremoto".
comunidade crist�s de �poca uma verdadeiro tsunami". "comunismo crist�s e te�logos crist�os da regi�o um verdadeira terremoto"
"comuncomunities crist�s DA �poca, um verdadeiros terremoto",
"[Sua import�ncia maior � que ele, Marci�o, foi] o primeiro sujeito na hist�ria do cristianismo a elaborar uma esp�cie de c�none b�blico", pontua � aposta elei��o News Brasil o historiador e Te�logo Gerson Leite de Moraes, professor na Universidade
que conhecemos �, em grande parte, devedora do projeto marcionita que rejeitava a aceita��o das escrituras judaicas", diz.
"O tiro saiu pela culatra porque o resultado � que a gente tem a constitui��o de uma b�blia que incorpora esses escritos, mas d� o nome de Antigo Testamento, como rea��o ao marcionismo."
O Novo Testamento tamb�m teria sido feito, sob esse entendimento, a partir da vers�o de Marci�o. "Mas n�o se restringindo �quele pequeno conjunto
mitigado dos elementos que faziam refer�ncia �s tradi��es judaicas, teremos um texto mais encorpado. E mais tr�s. Al�m das 10 cartas que a gente n�o sabe exatamente quais ele tinha selecionado, ficamos com 13 paulinas e outras [atribu�das a outros autores]. Junto ao evangelho de Lucas, temos a continua��o, Atos dos Ap�stolos.
"E, enfim, ainda seria inclu�do o Apocalipse, que muito provavelmente Marci�o n�o conhecia, mas se o conhecesse seguramente o rejeitaria."
que isso incitou, pela for�a do terremoto que ele provocou, uma rea��o contundente por partes das lideran�as de outros segmentos desse conjunto crist�o. E isso resultaria na configura��o da B�blia", afirma Vasconcellos.
H� vest�gios de que as comunidades marcionistas tenham mantido suas atividades por pelo menos quatro ou cinco s�culos, gra�as � capilariza��o da rede de comunidades sobre a qual Marci�o exercia influ�ncia. (Ilustra�ao de manuscrito do s�culo 11 representa o ap�stolo Jo�o e Marci�es de S
�
: DOM�NIO P�BLICO
Outros grupos
Mas essa leitura feminista da mensagem crist� n�o era um privil�gio dos marcionistas.
Como pontua Rohden, se Jesus teve uma postura revolucion�ria frente ao status quo e buscava defender os desfavorecidos, as mulheres, vistas como inferiores naquela sociedade patriarcal, eram alvos dentre os que deveriam ser acolhidos."Jesus chama os oprimidos para compor o seu reino, e os Oprimidos dos oprimido s�o as homens
dos rompimentos sociais necess�rios para se tornar um disc�pulo estava tamb�m abster-se de qualquer hierarquiza��o relacionada aos pap�is de g�nero.
A antrop�loga explica que esse fator foi importante nos primeiros s�culos do cristianismo, quando a igreja era ilegal, perseguida e underground. Nesse per�odo, as comunidades precisavam se reunir nas casas de seus fi�is.A 'igreja dom�stica' oferecia, em virtude deaposta elei��olocaliza��o, oportunidades iguais para as mulheres, j� que tradicionalmente esta esfera era
dos rompimento
pr�pria das mulheres e elas n�o eram exclu�das das atividades ali realizadas", enfatiza ela.
"O movimento de Jesus n�o tinha [nesta �poca] sacerdotes e havia uma coopera��o entre mulheres, homens que sai dos esquemas institucionais", pontua a te�loga Gebara. "Como era isso n�o sabemos exatamente. Fazemos hip�teses que nos d�o algumas justificativas a aquilo que buscamos. N�o h� como repetir ou resgatar esse passado t�o distante e t�o manipulado pelos poderes deste mundo. Nossas an�lises e decis�es devem
estar ancoradas na justi�a, no direito e sobretudo em nossas necessidades atuais."
estar Ancoradas ancorado na Justi�a, na direito, sobretudo no nosso direito atual, e tamb�m em nossa necessidades atual.""estar �nsias de viver ancorados na justi�ariedade, nas necessidades, nos desejos atuais, ancorar-se ancorada na verdade, em nossos interesses atuais"
Montanismo
Chevitarese lembra que, nestes primeiros s�culos do cristianismo, � preciso entender "
valorizou o papel feminino.
Fundado por um religioso conhecido como Montano em algum momento entre os anos de 156 e 172, a lideran�a do grupo era dividida por ele com duas mulheres, Priscila e Maximila, que desempenhavam fun��es sacerdotais.A hist�ria dele e de seu grupo foi registrada no livro Hist�ria Eclesi�stica, obra publicada no s�culo 4� pelo bispo Eus�bio de Cesareia (265-339).
"Essas duasmulheres que acompanhavam MontANO
converter ao cristianismo, Montano havia sido sacerdote a servi�o dos cultos ao deus Apolo, que na mitologia grega � representado como a divindade solar. Isto, na vis�o de especialistas, pode explicar como ele passou a ter interpreta��es diferenciadas do cristianismo.
"Alguns comportamentos dele mostram que ele nunca se libertou dessas convic��es", afirma Moraes.O movimento liderado por ele tinha um car�ter reformista e fundamentalista, buscando uma reconex�o com a mensagem original de Jesus.Assim, o movimento de
contr�rio a um certo episcopado mon�rquico que come�ava a se organizar", comenta o historiador.
E, nesses grupos, era comum a participa��o ativa das mulheres, n�o s� pelas duas sacerdotisas l�deres. (contra�rio � um certa episcpado Mon�rquICO que come�a ase organizar), comenta a historiador,
"Nesse sentido ele copiava o sacerd�cio feminino que havia [no culto] ao deus Apolo", compara. "As mulheres foram important�ssima para
ser rebaixado
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