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Cr�dito, REPRODU��O

Trecho da capa do livro de Christovam de Camargo

*Este texto foi publicado originalmente$5 minimum deposit online casino23 dezembro 2023

Nos anos 1930, uma figura chamava a aten��o$5 minimum deposit online casinojornais brasileiros da �poca no per�odo natalino: o Vov� �ndio.

Era uma figura que foi alvo de grandes esfor�os para se popularizar e destronar o Papai Noel nos cora��es das crian�as �vidas por brinquedos.

"Vov� �ndio e as crian�as" foi chamada de capa do jornal O Globo$5 minimum deposit online casino24 de dezembro de 1932, com o registro de que a figura havia sido a respons�vel pela entrega de presentes$5 minimum deposit online casinouma escola municipal carioca.

O mesmo jornal,$5 minimum deposit online casino28 de novembro, havia publicado um verdadeiro manifesto$5 minimum deposit online casinodefesa do Vov� �ndio � sob o t�tulo "Vamos fazer um Natal brasileiro?" � e,$5 minimum deposit online casino20 de dezembro, uma declara��o de guerra ao bom velhinho � "Pela deposi��o de Papai Noel" era o nome do texto.

Na capital paulista, os �nimos n�o eram diferentes. Em 1935, conforme noticiou O Estado de S. Paulo, foi o Vov� �ndio quem levou presentes a �rf�os paulistanos$5 minimum deposit online casinoa��o promovida pela For�a P�blica � institui��o antecessora da atual Pol�cia Militar.

Nos anos 1930 houve ainda um concurso nacional para escolher a imagem que melhor representasse o personagem. E,$5 minimum deposit online casino1939, uma pe�a infantil$5 minimum deposit online casinocartaz no Rio promoveu o inusitado encontro do Papai Noel com o Vov� �ndio.

Podcast traz �udios com reportagens selecionadas.

Epis�dios

Fim do Podcast

Presidente do Brasil de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954, Get�lio Vargas (1882-1954) nutria simpatia pela figura, atestam pesquisadores.

H� diversas hist�rias de que ele pessoalmente tenha se empenhado$5 minimum deposit online casinotransformar o Vov� �ndio$5 minimum deposit online casinos�mbolo do Natal brasileiro � mas, diante da falta de comprova��o documental, se confundem os limites entre o que realmente era engajamento do pol�tico populista e o que se tornou causo folcl�rico.

"Vargas tinha o compromisso de nacionalizar o pa�s, criar um Estado nacional, criar uma estrutura nacional. Nesse esfor�o, ele refor�ou a imagem de Tiradentes, por exemplo. E trouxe a ideia do Vov� �ndio, deu apoio para difundi-la", explica o historiador e soci�logo Wesley Espinosa Santana, professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

"Mas n�o pegou na popula��o."

Com contornos de lenda e sem constar de jornais da �poca, mas apenas de hist�rias publicadas d�cadas mais tarde sobre o assunto, o mais famoso desses epis�dios pode ter ocorrido h� exatos 90 anos, no Natal de 1931, quando o presidente teria sido anfitri�o de um evento natalino para apresentar o Vov� �ndio para a crian�ada$5 minimum deposit online casinoum est�dio do Rio.

Segundo esses relatos, a plateia n�o aprovou a ideia de receber presentes de um homem vestido de tanga e com cocar na cabe�a � a prefer�ncia reca�a sob o internacional Papai Noel.

"A f�bula do Vov� �ndio dizia que ele era filho de um escravo africano com uma �ndia. Foi criado por uma fam�lia branca e, por influ�ncia de seus irm�os, deixou de ser escravo", explica o jornalista Marcelo Duarte$5 minimum deposit online casinoseus livro O Guia dos Curiosos - Fora de S�rie.

"O presidente Get�lio Vargas chegou a pensar$5 minimum deposit online casinotransform�-lo$5 minimum deposit online casinos�mbolo nacional."

O historiador e soci�logo Santana v� paralelos entre esse mito e a teoria racial brasileira do antrop�logo Darcy Ribeiro (1922-1997). Afinal, assim como povo o brasileiro, o Vov� �ndio tamb�m seria a mistura das "tr�s ra�as tristes".

"O Vov� �ndio era o velhinho s�bio, filho de preta com �ndio, criado por uma branca. A ideia de mesclar, colocar o sincretismo cultural e �tnico, as tr�s ra�as tristes brasileiras: o preto porque foi escravizado, o �ndio porque foi explorado e invadido, o branco porque era obrigado a vir para c�", reflete o professor.

Cr�dito, REPRODU��O

Reprodu��o da capa do livro de Christovam de Camargo

Se as tentativas de fazer o Vov� �ndio emplacar no imagin�rio nacional datam dos anos 1930, n�o se sabe exatamente a origem do mito.

O que se sabe � que$5 minimum deposit online casinovers�o mais bem-acabada terminou divulgada por obra de simpatizantes do integralismo, movimento nacionalista que ficou conhecido como uma esp�cie de fascismo brasileiro.

"Houve um grande esfor�o da intelectualidade nacionalista brasileira, principalmente uma intelectualidade de direita dos anos 1930, no sentido de criar essa f�bula do Vov� �ndio como contraponto ao Papai Noel", diz o historiador Leandro Pereira Gon�alves, professor na Universidade Federal de Juiz de Fora e autor de, entre outros, O Fascismo$5 minimum deposit online casinoCamisas Verdes: do Integralismo ao Neointegralismo.

Ele contextualiza, contudo, que se a simbologia nacional era muito importante ao movimento integralista, ele n�o foi criado pelos integralistas � foi, sim, utilizado por seus militantes.

"O chamado camisa verde acabou se apropriando daquela imagem, daquela simbologia de avers�o ao Papai Noel. E isso aparece$5 minimum deposit online casinojornais e revistas integralistas do per�odo", explica.

Pesquisador vinculado � Universidade de Estrasburgo, na Fran�a, o historiador Philippe Arthur dos Reis lembra que o personagem j� aparecia anteriormente no cen�rio musical e art�stico brasileiro.

"O JB de Carvalho, por exemplo, poeta de macumbas, j� colocava$5 minimum deposit online casinoperspectiva a ideia do Vov� �ndio como defensor da cultura. Ele fazia isso da perspectiva de um m�sico colocando$5 minimum deposit online casinoevid�ncia a cultura negra e ind�gena", afirma.

"Acho que isso vai estar$5 minimum deposit online casinodi�logo com o integralismo e, ent�o, pode ter ocorrido, sim, um processo de apropria��o de ideias."

Autor do livro Fascismo � Brasileira, sobre o movimento integralista, o jornalista Pedro Doria acredita que o personagem seja resultado do caldo nacionalista que reverberava nas primeiras d�cadas do s�culo 20.

Isso tem a ver com o movimento modernista, cujos expoentes come�aram os anos 1920 reafirmando que n�o havia necessidade de querer ser europeu.

"E come�a uma busca pelo que � ser brasileiro. Enquanto [os escritores] Mario [de Andrade] e Oswald [de Andrade] acabam tomando o caminho que ficaria mais famoso, h� tamb�m o caminho do verde-amarelismo do Menotti [Del Picchia] e do Cassiano Ricardo, mais nacionalismo. � o caminho onde est� Pl�nio Salgado [o fundador da A��o Integralista Brasileira, a AIB]", contextualiza Doria.

Sociologicamente, o Brasil dos anos 1930 pensava ent�o os conceitos de brasilidade. E a� est�o nomes como S�rgio Buarque de Holanda (1902-1982) e Gilberto Freyre (1900-1987).

"Vem a ideia de que o barato do Brasil � que somos a mistura de tr�s ra�as", pontua Doria.

Na S�o Paulo prestes a comemorar seu quarto centen�rio de funda��o, tomava forma o conceito do bandeirante como her�i.

"Mas esse mito � do bandeirante caboclo, filho do portugu�s homem com a mulher ind�gena, her�i que fala tupi, era pobre mas bravo e desbravava o Brasil", descreve o jornalista.

Pl�nio Salgado (1895-1975) ergueu as bases do integralismo misturando esse contexto a uma inspira��o extremista: o fascismo italiano.

"Mas seu fascismo brasileiro � modernista, coloca o caboclo como mito fundador, como homem brasileiro ideal, o cara que se mete no mato sem medo, que � a cara do Brasil", diz Doria.

O Vov� �ndio, assim, passou a ser valorizado dentro dessa narrativa.

"Para os integralistas, o Papai Noel era uma influ�ncia ianque. O Vov� �ndio representava o caboclo, o cara que estava no mato como o brasileiro, essencialmente brasileiro", comenta Doria.

"� o resultado da busca que todo fascismo tem pela vis�o idealizada do que � o seu povo."

"Ele, assim, se consolidou na AIB e foi adotado por Get�lio [Vargas] porque fazia sentido de acordo com essa vis�o", acrescenta.

A f�bula do Vov� �ndio foi sacramentada pela lavra do jornalista Christovam de Camargo � que era amigo de M�rio de Andrade e, ao que se sabe, n�o tinha nenhuma liga��o com os integralistas. Ele publicou o conto$5 minimum deposit online casinolivro$5 minimum deposit online casino1932 e, depois, no jornal Correio da Manh�, no Natal de 1934.

Na hist�ria de Camargo, Vov� �ndio era um senhor amigo da natureza que trajava penas coloridas e sa�a distribuindo presentes para os brasileiros. Expulso de$5 minimum deposit online casinoterra pelo homem branco, morreu � de "puro desgosto" � e foi parar l� nas portas de S�o Pedro.

N�o passou pelo crivo do para�so, no entanto. Como n�o tinha sido batizado pela Igreja, o porteiro celestial precisou explica que ele n�o pode ingressar no c�u.

Ent�o apareceu Jesus tentando resolver a situa��o. Afirmou que$5 minimum deposit online casinoseu anivers�rio ele pr�prio tinha o h�bito de ir ao Brasil levar mimos para as crian�as bem-comportadas e que, se Vov� �ndio se convertesse, pronto, ele bem que podia se tornar o emiss�rio dos presentes.

E assim, pela narrativa de Camargo, Vov� �ndio se tornou o "bom velhinho" brasileiro.

Cr�dito, REPRODU��O

An�ncio publicado no Jornal O A�o de 1936

Essa narrativa assumiu import�ncia tamb�m pela mensagem religiosa.

Gon�alves lembra que, afinal, "o movimento integralista � crist�o, tem sob lema 'Deus, P�tria e Fam�lia'".

"O debate da simbologia natalina realmente presente no integralismo brasileiro n�o � necessariamente o Vov� �ndio, mas a valoriza��o do nascimento de Jesus", argumenta o historiador.

Ao mesmo tempo, os integralistas sempre ironizavam a figura do Papai Noel, considerando-a incompat�vel com o Natal de ver�o brasileiro.

"Mas apesar de todas as tentativas, a imagem do Vov� �ndio n�o deu certo, n�o foi enraizada. Naqueles anos 1930 o Papai Noel j� estava com a imagem consolidada no imagin�rio ocidental", acredita Gon�alves.

"O Vov� �ndio ficou reservado ao aspecto de uma intelectualidade, da utopia do militante nacionalista$5 minimum deposit online casinobusca de uma alternativa ao capitalismo", comenta o historiador.

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