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Decis�o da Igreja n�o deve mudar posi��o sobre casamento LGBTQIA+

Para alguns, seria o primeiro passo rumo a um futuro matrim�nio cat�lico homoafetivo. Mas especialistasesportebet apostareligi�o explicam que n�o � bem assim.

Nesta segunda-feira (18), a Igreja publicou uma declara��o doutrin�ria que permite b�n��os a casais homoafetivos e outros considerados "irregulares" pelas regras cat�licas � como os casaisesportebet apostasegunda uni�o.

Intitulado Fiducia Supplicans, o documento foi emitido pelo Dicast�rio para a Doutrina da F�, antigo Santo Of�cio, com aprova��o do papa Francisco.

Dentro da Igreja Cat�lica, a fun��o do Dicast�rio para a Doutrina da F� � "promover e tutelar a doutrina cat�lica sobre f� e moral".

Este � o primeiro documento do tipo que o �rg�o publicaesportebet aposta23 anos � ou seja, o primeiro sob o comando do argentino Victor Fern�ndez.

Fim do Mat�rias recomendadas

Amigo do papa Francisco e ghost writer de v�rios documentos assinados por ele, Fern�ndez era arcebispo de La Plata, na Argentina, quando foi nomeado,esportebet apostajulho, o novo prefeito do dicast�rio.

A declara��o de certa forma corrige uma anterior, emitida pelo mesmo dicast�rioesportebet aposta2023.

Podcast traz �udios com reportagens selecionadas.

Epis�dios

Fim do Podcast

Na ocasi�o,esportebet apostaforma de comunicado � ou seja, sem o mesmo peso institucional do que agora �, o �rg�o afirmou que o catolicismo n�o aben�oava uni�es homoafetivas, enfatizando que "a Igreja n�o disp�e, nem pode dispor, do poder de aben�oar uni�es de pessoas do mesmo sexo".

Nos bastidores, se dizia que Francisco n�o gostou da repercuss�o daquele comunicado � o que indicaria uma poss�vel influ�ncia do sumo pont�fice no documento publicado nesta segunda-feira.

"A publica��o � uma coisa muito importante, porque n�o esperada [em forma de declara��o doutrin�ria]", comenta � esportebet aposta News Brasil o vaticanista Filipe Domingues, professor na Pontif�cia Universidade Gregoriana, de Roma, e vice-diretor do Lay Centre, tamb�mesportebet apostaRoma.

"O que se sabia � que o papa n�o tinha ficado muito satisfeito com a vers�o final do documento de 2023. Apesar disso, ele concedeu o ok. Havia v�rias teorias e especula��es, mas o que se sabe � que ele n�o ficou contente com a forma como aquilo foi a p�blico", afirma o especialista.

"Tanto que, depois disso, ele fez v�rios gestos e falou de uma forma contr�ria �quilo que havia sido dito no comunicado", acrescenta, lembrando dos discursos de acolhimento de Francisco �s pessoas LGBTQIA+ e a outros grupos historicamente "exclu�dos" da Igreja.

Cr�dito, EPA

Documento permite b�n��o, mas n�o o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Contudo, embora a publica��o do texto soe como um primeiro passo rumo a um futuro reconhecimento cat�lico do matrim�nio homoafetivo, especialistas n�o acreditam que isso esteja nem no mais long�nquo horizonte.

"N�o vejo isso como [a Igreja dando] um passo de cada vez", comenta Domingues.

"[No documento] o que h� � uma reafirma��o do que � o sacramento do matrim�nio e uma revis�o sobre o que significa a b�n��o. Isso fica muito claro."

No texto, ficam delimitados os tipos de b�n��o compreendidos pela doutrina da Igreja. De um lado, as de peso sacramental, como a que legitima o matrim�nio, dentre tantas outras. Na outra frente, est�o os demais tipos de ben��o.

E aqui o dicast�rio aprofundou as tipifica��es.

O documento ressaltou que "de um ponto de vista estritamente lit�rgico", para receber uma b�n��o o cat�lico precisa estar �em conformidade com a vontade de Deus expressa nos ensinamentos da Igreja".

Por isso, entende-se que � necess�rio que "o que � aben�oado possa corresponder aos des�gnios de Deus inscritos na Cria��o".

Este ponto deixa claro, portanto que, por este entendimento, a Igreja n�o pode conferir uma b�n��o lit�rgica ao que internamente � chamado de "casais irregulares", inclusive aqueles formados por pessoas do mesmo sexo.

Mas Francisco � um papa de gestos pastorais, do acolhimento.

E a� se costurou uma emenda � um entendimento teol�gico-pastoral sobre a b�n��o.

Porque, conforme diz o documento, aquele que pede para ser aben�oado "se mostra necessitado da presen�a salvadora de Deus emesportebet apostahist�ria", faz "um pedido de ajuda de Deus, uma s�plica por uma vida melhor".

E o papa entende que esse tipo de s�plica precisa ser acolhido � ainda que "fora de uma estrutura lit�rgica", ressalta a declara��o, "em uma esfera de maior espontaneidade e liberdade".

Nesse sentido, para essas b�n��os entendidas como "atos de devo��o", o padre n�o precisa exigir como pr�-condi��o a "perfei��o moral pr�via".

"� importante distinguir uma b�n��o sacramental de uma b�n��o mais simples, esse tipo de b�n��o que � feita pelo povo, que um padre pode fazer, a b�n��o mais geral�, explica o soci�logo Francisco Borba Ribeiro Neto, coordenador do N�cleo F� e Cultura da Pontif�cia Universidade Cat�lica de S�o Paulo (PUC-SP).

"A b�n��o lit�rgica sacramental representa um reconhecimento material, um gesto de reconhecimento de que Deus realmente deseja aquilo que est� sendo aben�oado."

J� esta n�o ritualizada, conforme ele detalha, "� apenas um reconhecimento do desejo que Deus tem de ajudar aquela pessoa".

"N�o significa que ele est� fazendo uma coisa boa, mas que pede aux�lio de Deus para realizar uma coisa boa", compara.

"O sacramento do matrim�nio significa que aquelas duas pessoas est�o fazendo uma coisa desejada por Deus. Essa b�n��o [agora autorizada aos casais homoafetivos] que est� sendo regulamentada neste momento significa que Deus quer ajudar aquelas pessoas a fazerem uma coisa boa, independentemente do que elas est�o fazendo neste momento."

"Fica muito claro: � uma ben��o que n�o deve ser ritualizada, deve ser feita de maneira informal, espont�nea. Sem usar a palavra matrim�nio nem ter um rito espec�fico", contextualiza Domingues.

"� uma medida pastoral, pr�tica, para poder atender �s pessoas numa situa��oesportebet apostaque elas se sentem fora ou afastadas da Igreja."

De certa forma, isso j� ocorria � por delibera��o local de alguns padres ou bispos. Agora, conforme ressalta o vaticanista, houve a legitima��o e a permiss�o da Igreja institucional.

"Em outras palavras, isso era ilegal [dentro das regras da Igreja]. Agora pode. Mas o padre n�o � obrigado a conceder a b�n��o, ele pode avaliar caso a caso. O que a Igreja diz � que os fi�is t�m o direito de receber o cuidado pastoral."

"Essa b�n��o de car�ter pastoral mas n�o sacramental j� vinha sendo feita por v�rios padres e poder� continuar sendo feita. Agora existe um est�mulo, uma confirma��o do Vaticano de que esse gesto de acolhida pastoral feita pelo padre � desejado pela Igreja, desde que fique claro que n�o � um gesto sacramental", diz Ribeiro Neto.

"Os padres s�o obrigados? N�o. N�o institucionalmente", completa. "Mas eles s�o obrigados moralmente. � uma quest�o moral. Convencidos de que as pessoas que pedem a b�n��o querem realmente ter uma conduta adequada."

Ribeiro Neto acrescenta ainda que, na hip�tese de "essa ben��o ser solicitada apenas para justificar uma festa ao estilo de um casamento, o padre n�o est� obrigado e, ao contr�rio, n�o dever� dar essa ben��o".

Papa Francisco tem sido atacado na pr�pria Igreja por apoiar mudan�as

O soci�logo concorda com o vaticanista no sentido de que essa mudan�a n�o pode ser vista como um passo rumo ao casamento cat�lico gay.

"Francisco n�o est� avan�ando no sentido de permitir, mas est� avan�ando no sentido de criar uma categoria que garanta o acolhimento aos homossexuais, sem com isso levar a um sacramento dado ao casamento homoafetivo", comenta.

"Nesse sentido �, de certa forma, at� um afastamento dessa poss�vel interpreta��o de caminhar para um casamento homoafetivo�, argumenta.

"Significa que ele est� criando uma categoria justamente para acabar com essa pol�mica sobre ter ou n�o um casamento homoafetivo. Os casais homoafetivos que quiserem receber a ajuda de Deus, o reconhecimento da Igreja, v�o ter essa b�n��o."

Segundo Ribeiro Neto, antes da possibilidade dessa b�n��o, "havia um desejo das pessoas terem acesso ao sacramento", j� que sem esse acesso, era �como se elas estivessem exclu�das do amor de Deus."

"Agora existe uma situa��o onde elas continuam n�o recebendo o sacramento, mas se sabem inclu�das no amor de Deus", conclui o soci�logo.

Ele ressalta, contudo, que isso, al�m de n�o ser um sacramento, "n�o significa uma aprova��o [por parte da Igreja] da rela��o que eles t�m".

"Significa uma aprova��o do desejo que eles t�m de fazer o bem", resume.

A� entra ainda a quest�o dos mandamentos do catolicismo.

Casais homoafetivos aben�oados estariam perdoados "da vida de pecado" conforme a percep��o da Igreja?

Ribeiro Neto explica que "a ben��o n�o altera nadaesportebet apostarela��o � quest�o do pecado objetivo", mas lembra que "essa quest�o � bastante complicada".

"Por exemplo: se dois homossexuais coabitam e n�o praticam atos sexuais, eles n�o est�oesportebet apostapecado", afirma.

"Porque o pecado n�o � eles quererem viver juntos e se ajudar mutuamente. O pecado [na vis�o da Igreja] � realizar um ato sexual que n�o segue o princ�pio da castidade, ou seja, fazer um ato sexual que n�o permite a gera��o de filhos, que n�o est� aberto aos desejos de Deus no mundo. � isso que diz o magist�rio."

"Portanto, se eles est�o juntos e n�o praticam esse ato, eles n�o est�o fazendo um pecado s� por estarem juntos. Por outro lado, se eles continuam fazendo esse gesto, eles est�o objetivamente pecando. N�o quer dizer que a b�n��o n�o seja uma ajuda para que eles possam ter um comportamento mais santo ao longo daesportebet apostavida", afirma.

Nos holofotes dessa declara��o doutrinal est� o amigo pessoal do papa, Victor Fern�ndez, o religioso argentino rec�m-nomeado para o Dicast�rio para a Doutrina da F�. E, ao que parece, esta deve ser s� a primeira pol�mica dele � frente do �rg�o.

"Sem d�vida, esse primeiro documento mostra um pouco qual � o rumo que o dicast�rio deve tomar", ressalta Ribeiro Neto.

"Mas � importante perceber que esse gesto, esse documento, n�o � exatamente um gesto de liberaliza��o pura e simples. � um gesto de ordenamento de uma situa��o que o papa Francisco considerava mal resolvida", afirma.

"N�o � que se caminha no sentido de agora liberar tudo que antes n�o era liberado. Significa que se caminha no sentido de colocar ordem, de explicitar melhor o que cada coisa �, o que se deve esperar, o que n�o se deve esperar de cada situa��o", acrescenta.

A pr�pria nomea��o de Fern�ndez,esportebet apostajulho, caiu como uma bomba para setores mais conservadores da Igreja.

Fern�ndez, que foi apresentado pelo papa de forma bastante laudat�ria, � autor de diversos livros, entre eles umesportebet apostaque incentiva casais � pr�tica de beijos er�ticos � S�name con Tu Boca - El Arte de Besar (Cura-me comesportebet apostaBoca - A Arte de Beijar,esportebet apostatradu��o livre).

O religioso argentino tem uma trajet�ria marcada por algumas pol�micas. Ele nunca se furtou a encarar, com uma vis�o ligeiramente progressista, temas morais que se relacionam � Igreja e j� chegou a declarar que "os cardeais poderiam desaparecer", pois n�o serviriam para nada � miss�o da institui��o.

Em artigos, ele j� chegou a demonstrar uma abertura ao acolhimento de casaisesportebet apostasegunda uni�o e tamb�m com uma postura mais amig�vel � tem�tica LGBTQIA+.

Na nomea��o, Francisco indicou o que pretende com o outrora chamado Santo Of�cio sob novo comando.

O pont�fice ressaltou que esperava do amigo a condu��o de um dicast�rio capaz de custodiar a f� "n�o como inimigo" das pessoas. Ele tamb�m recordou que, no passado, o �rg�o "chegou a utilizar de m�todos imorais" � o Santo Of�cio foi respons�vel pela cria��o da Inquisi��o, por exemplo.

Evidentemente que a nomea��o de Fern�ndez para um cargo t�o importante suscitou cr�ticas nos membros mais conservadores da Igreja.

Em julho, o grupo norte-americano Bishop Accountability classificou a escolha como "preocupante" e afirmou que Fern�ndez � segundo a entidade, por ter encoberto um caso de abuso sexual infantil emesportebet apostajurisdi��o � deveria ser "investigado" pelo Vaticano, e "n�o promovido".

Em julho, a imprensa italiana publicou que cardeais conservadores referiam-se a Fern�ndez como o "nocivo ghost writer" de textos de Francisco, entre os quais a exorta��o Amoris Laetitia, que trazia uma abertura importante para casaisesportebet apostasegunda uni�o.

O argentino, disse o jornal Il Fatto Quotidiano, � classificado por opositores como "gay e efeminado� e criticado pelo livro sobre "a teologia do beijo".

De acordo com fontes no Vaticano, a fun��o da Doutrina da F� deve ser agora muito mais voltada para dialogar com quest�es contempor�neas do que como instrumento de tutela da doutrina cat�lica.

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